segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Medicina Não é Saúde: As Verdadeiras Causas da Doença e da Morte

“Ao tratar um indivíduo como se ele fosse doente, os médicos encorajam-no a sentir-se doente e não sadio. Cada dia de internação e de tratamento a mais, visando tornar mais rápido o restabelecimento, ao invés disso reforça o papel de doente e mantém os sintomas.” (LANDMANN, 1983: 71)

“Ciência e propaganda deveriam excluir-se mutuamente porque, enquanto a primeira deve fazer apenas análise criteriosa e científica dos dados, a segunda usa os dados de acordo com a luz mais favorável á apresentação do produto.” (LANDMANN, 1983: 110)

“A utilização de serviços de alta tecnologia, muitos deles inúteis, em geral na área privada, e todos custeados pelo poder público, se faz à custa da transferência de recursos que poderiam melhorar a saúde de grande faixa da população, em benefício de uma minoria.” (LANDMANN, 1983: 142-143)

“Todo o sistema do seguro-saúde está em contradição com a concepção filosófica da saúde como direito de todos. Se a saúde é um direito, o dinheiro não pode ser considerado condição essencial para sua obtenção ou condição para discriminar o tratamento recebido. Através do sistema de seguro-saúde, reforçamos a base capitalista dessa discriminação. (LANDMANN, 1983: 156)

“Os conselhos regionais e nacionais das diferentes profissões (médicos, enfermeiros etc.), dizendo-se protetores do público contra os maus profissionais, na realidade são responsáveis pelo registro dos profissionais (os não-registrados não podem exercer a profissão), pela manutenção da ética e pelo julgamento da prática profissional, além de serem os únicos organismos que podem cassar o exercício profissional de membros da categoria. Atuam no sentido de fortalecer o monopólio profissional, eliminar a competição externa e controlar o exercício da profissão em moldes por ele traçados.” (LANDMANN, 1983: 166)

“Nosso país, bem como os países desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, ou mesmo os países miseráveis atravessando grave crise econômica e fiscal, desvia recursos substanciais e cada vez maiores para práticas de medicina que, apesar do alarde feito, na realidade servem mais ao complexo médico-industrial do que à população. O caminho para a saúde não está na medicina.” (LANDMANN, 1983: 180)

“O declínio da mortalidade por doenças infecciosas não se deve à redução da exposição dos seres humanos aos micróbios e vírus responsáveis, nem aos antibióticos, nem as vacinas. (...) O declínio é conseqüência da melhoria do estado geral, da melhoria das condições de defesa do organismo através de uma nutrição melhor.” (LANDMANN, 1983: 184)

“Os agentes quimioterapêuticos, os antibióticos e as novas e mais poderosas vacinas concorreram de algum modo para diminuir a mortalidade e a morbidade nas doenças infecciosas, mas, de maneira geral, essas medidas, estatisticamente, têm pouca significação na redução da mortalidade, sendo muito menos poderosas que as outras influências. A medicina pouco contribuiu para reduzir a mortalidade e as contribuições que ela trouxe, em grande parte, foram anuladas pelas doenças iatrogênicas por ela acarretadas.” (LANDMANN, 1983: 230)


“Estudos feitos nos Estados Unidos mostraram que cada criança americana, entre cinco e 15 anos de idade, vê na televisão o assassinato de 13 mil pessoas, com impacto persuasivo contra todos os valores morais e éticos.” (LANDMANN, 1983: 297) Brown, L. New godfather – part of TV film ideal. The New York Times, 10 de julho de 1975

Um comentário:

  1. Jayme Landman foi um dos grandes médicos que conheci...devo a ele a minha formação em Nefrologia no Hospital Pedro Ernesto o que me propiciou o pioneirismo em várias técnicas no norte e Nordeste do Brasil.Grande Mestre.

    ResponderExcluir